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Programas de Treinamento


Os programas de treinamento são estruturados para uso independente mas também podem ser utilizados como complemento ou reforço da consultoria de processos. Os programas são alinhados às necessidades dos Clientes a partir de um processo estruturado de análise, que tem a finalidade de justificar o treinamento proposto a partir de demandas organizacionais claramente identificadas tornando conseqüente e coerente o trabalho.

Temas para customização de Programas de Treinamento


Comportamento Organizacional

O comportamento humano nas Organizações. Como estabelecer congruência entre os objetivos almejados pelas empresas e as necessidades da personalidade humana. A atitude nas relações interpessoais e sua influência no desempenho. A competência interpessoal e o manejo das situações de conflito. A atitude dos gestores e suas conseqüências para o desempenho das equipes. Clima organizacional e desempenho.


Liderança

O que é Liderança. Como distinguir, entre as atitudes correntes do relacionamento interpessoal, aquelas que favorecem o "status" de liderança concedido pelo grupo ao Líder. Qual o papel de um Líder. Qual a importância de um Líder em ambientes de mudança permanente.


Gestão de Equipes

Como utilizar corretamente as ferramentas de gestão de Recursos Humanos para alavancar o desempenho das Equipes. As barreiras dos gestores na gestão do desempenho de suas Equipes e como superá-las.


Motivação

O que é motivação. A tênue fronteira entre motivação e manipulação. Quais são os mecanismos comportamentais e os fatores de contexto que sustentam os processos de motivação. O papel da motivação na perpetuação de resultados.


Crenças & Valores

A força da Cultura sobre o desempenho. Como sustentar as Crenças e Valores da Organização. O papel do gestor na sustentação da cultura organizacional. Os patamares da cultura de uma organização: culturas rarefeitas e culturas densas. As culturas fortes e as culturas adaptáveis. Os diferenciais competitivos de culturas adaptáveis. Os requisitos de gestão para sustentar culturas adaptáveis.


Conhecimento e Aprendizado

As estruturas que somente cumprem ordens e as que pensam e fazem. O diferencial competitivo das Organizações que aprendem a aprender. A diferença entre o conhecimento com crescimento pessoal e a mera retenção de informações. O valor da reflexão no processo de aprendizado.


Gestão da Mudança

O que há de permanente na mudança. Uma radiografia dos processos de mudança. Como gerenciar a mudança. Como usar a mudança como estímulo para novos desempenhos. As estratégias da mudança. As fases da mudança. Os males trazidos pelo modismo de mudança.


Estratégia

O que há de novo em estratégia empresarial. Como comunicar a estratégia empresarial e envolver a todos num compromisso estratégico. Como criar e sustentar nos gestores e nas equipes o comportamento estratégico desejado, como alternativa eficaz de desempenho.


Objetivos e Metas

O que são. Para que servem. Como estabelecê-los. Como desdobrá-los. Como monitorá-los. Como atingir resultados através deles. A questão do comprometimento com os Objetivos e Metas da Operação.


Organização do Trabalho

O significado do trabalho humano: uma perspectiva antropológica. O compromisso e a ética da Organização em relação ao trabalho do homem. Os ganhos do desempenho organizacional em ambientes onde o trabalho consegue ser prazeroso. Os requisitos de coerência para resgatar o prazer do trabalho. As possibilidades da realização humana no trabalho e a contrapartida para o sucesso dos negócios.


Modelagem Organizacional

A organização do trabalho focada no atendimento dos Clientes internos e externos. Modelagem de processos. Dimensionamento de recursos. Otimização de processos modelados. Uma ferramenta informatizada de Modelagem Organizacional®.

Produtividade

O que é produtividade. Os limites da produtividade. Os fatores conjunturais e estruturais para o sucesso de ganhos de produtividade. O falso desempenho produtivo. Suas causas e como evitá-lo. O custo da improdutividade e o preço do estresse da produtividade.


Custos

Custo e despesa. Saber custar. O custo de custar errado. Os mecanismos de gestão que garantem o custo produtivo. Porque é mais fácil cortar custos do que custar mais “o bom custo”. A melancólica trajetória dos gestores que desaprenderam a custar e debilitaram sua organizações.


Comunicação

Comunicação horizontal e vertical. A seletividade de canais e a eficácia das comunicações. A comunicação operacional e estratégica: como escolher a natureza eficaz do processo comunicador. Requisitos comportamentais no processo comunicador. O discurso oficial e os assuntos não legitimados na comunicação organizacional. A restrição do espaço verbal e a restrição dos significados pelos estilos de liderança.


Qualidade

Como a qualidade da gestão afeta a estabilidade dos processos. O conhecimento completo das necessidades dos Clientes. Entender para atender. A verdade que se encontra na percepção do outro. O retrabalho no nível de gestão: onde a qualidade ainda não chegou.

Programas de Treinamento disponíveis no campo da Qualidade

Novos paradigmas em organização: da cultura "hierárquica" para a "cultura do atendimento".
O retrabalho no nível de gestão: onde a qualidade ainda não chegou.
Da qualidade de processos para a qualidade negocial.
Aprimorando atitudes para sustentar a Qualidade Total.
Cliente interno: esse desconhecido essencial.

Saber ouvir: barreiras culturais, psicológicas e estruturais causadoras de problemas.
QFD (Quality Function Deployment):ouvindo e reagindo às necessidades dos Clientes.
A análise de problemas pelo método"Diagrama de relações".
(Substituto do Método Ishikawa)
A implementação de soluções pelo método "Diagrama de Árvore".
O estabelecimento de contramedidas na solução de problemas.
Indicadores de desempenho e de conformidade: especificação e acompanhamento
Desenvolvimento de fornecedores e melhorias contínuas na terceirização.
Desenvolvimento de habilidades interpessoais focadas no paradigma Fornecedor/Cliente


 

 

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