Teatro EmpresaTeatro Empresa CursosCursos OficinasOficinas PalestrasPalestras
         
   
         
 


 

Cursos

 

Conteúdo Programático
dos cursos de Informática da Jsnet
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - INFORMÁTICA A DISTÂNCIA

OFFICE BÁSICO E AVANÇADO
COMPUTAÇÃO GRÁFICA
WEBDESIGN
PROGRAMAÇÃO
AUTOCAD



Windows

Seja o gerente do seu micro, crie pastas, organize seus arquivos, ative programas e tenha uma visão geral das possibilidades de informática.
Introdução:
Conceitos Gerais - Interface Gráfica Windows
Compartilhamento de dados Área de transferência (captura e envio)
Elementos:
- Tela inicial
- Botão Iniciar
- Pastas importantes
- Barra de tarefas
- Botões da barra de tarefas
- Programa ativo
- Primeiro plano
- Redimensionar janela
Recursos Internos:
- Paint
- Bloco de Notas
- WordPad Relógio, Data,
- Horário e Fuso
- Idioma, Número e Moeda
Proteção de tela:
- Projeção automática
- Padrões de imagens
Inatividade
Papel de parede:
Pano de fundo - Motivos de papel de parede
Pastas:
Localizar - Meu Computador - Lixeira Acessórios
Multimídia Ferramentas de Sistema
(Desfragmentação e Integridade)
Tecla Print Screen:
Capturar telas e janelas - Imprimir imagens capturada




----------------

Windows Explorer:
- Organização do disco
- Alas de nomes
- Navegação
nas alas
- Alterar largura de ala
- Subpastas na
mala direita
- Pasta focalizada
- Janela maximizada
- Sinal de adição/subtração no nome
- Nome sem sinal
- Expandir e comprimir nível
- Selecionar tudo
- Inverter seleção
- Copiar para disquete
- Copiar
entre subpastas
- Proteger arquivo
- Níveis de
proteção
- Arquivo oculto
- Mudar nome de arquivo
- Localizar arquivo
- Propriedades
- Uso do botão direito do mouse
- Criar pasta Organizar ícones
- Formatar disquete
- Drivers
- Executar programa ou programa associado
Geral:
- Painel de Controle
- Criar pasta em menu da tela inicial
- Criar atalho
- Localizar
- Impressoras
- Organizar ícones na tela inicial
- Inserir atalho e pasta na tela inicial
- Inserir pasta
- Limpar lista de últimos documentos utilizados
Dicas:
- Esquemas de cores
- Focalizar arquivos contíguos e não contíguos
- Escolher/Utilizar proteção de tela
- Abrir o documento com rapidez
- Ver espaço
disponível
- Melhorar desempenho
- Lista de documentos aguardando impressão
- Minimizar todas as janelas de uma só vez
Complementos:
- Sistema Operacional
- Trabalhar diretamente no prompt do DOS

--------------------------------------
Word Básico

Relatórios, cartas, contratos, trabalhos escolares, enfim, o processador de textos mais utilizado no mundo.
Introdução:
- Conceitos
- Tela inicial
- Opções globais
Documento:
- Configurar
- Digitação
- Salvar
- Formatos a salvar
- Nomear
- Criar um partindo de outro
- Margens de formulário X Margens de parágrafos
Parágrafos:
- Dividir
- Juntar
- Alinhar
- Mudar de linha no mesmo parágrafo
- Deslocar a primeira ou as demais linhas
- Deslocar via tabulação, menu e régua
- Espacejamento entre linhas e entre caracteres
- Prefixos

Manipulação de texto:
- Copiar
- Transferir
- Eliminar
- Recuperar
- Localizar
- Substituir
- Focalizar alvo via teclado, mouse e conjugando ambos
Formatação e Efeitos:
- Fonte
-Parágrafo
- Bordas
- Linha divisória
- Sombreamento de segundo plano
- Cor de fundo, primeiro plano e texto
- Expandir formatação
Ações:
-Repetir última ação
-Desfazer
- Refazer
- Correção ortográfica
- Desfazer formatação de parágrafo e de fonte
- Classificar/Ordenarlinhas e parágrafos
- Inserir data, horário,símbolos e figuras Clip-Art
Visual:
- Reduzir
- Ampliar
- Modo Normal
- Modo Layout
-Modo Pré-impressão:
- Exibir barras deferramentas

Impressão:
- Quebras normais e forçadas
- Numeração de página (simples e composta)
- Cabeçalhos superior e inferior
- Análise geral do processo de impressão
- Requisitos legais de documentos impressos
- Visualizar impressão
- Imprimir

----------------------------------------------------
Excel Básico

Administre seu fluxo financeiro com o Microsoft Excel utilizando fórmulas, cálculo em tempo real, gráficos e outros elementos que tornarão seu trabalho muito mais simples e prático.
Introdução:
-Conceitos
- Opções Globais
- Conteúdos das células
- Operações mais utilizadas
- Tridimensionalidade
- Configurar página
- Organização de dados
Digitação:
-Entrada efetiva nas células
- Correção Desistir de efetivar entrada
Formatação:
- Casas decimais
- Separação de milhares
- Formato de moeda
- Sinal de porcentagem
Fórmulas:
- Hierarquia dos operadores aritméticos
- Exibir fórmulas
- Cálculo condicional
- Permitir/Impedir ajuste de índices

Visual:
- Ampliar
- Reduzir
- Redimensionar
- Desativar linhas de grade
- Focalizar toda a coluna
-Tela inteira
- Zoom
Impressão:
- Área a ser impressa
- Visualizar pré-impressão
- Centralização na página
- Atuação direta em pré-impressão
- Imprimir
- Desfazer definição de área de impressão
- Comprimir
- Imprimir um plano, alguns planos ou todos (pasta)
Efeitos:
-Bordas
- Cor (preenchimento e texto)
- Centralização no eixo vertical da célula
Gráficos:
- Criar
- Editar
- Mudar tipo
- Alterar elementos
- Redimensionar
- Reposicionar
- Salvar
- Eliminar
- Copiar
- Visualizar pré-impressão
- Imprimir
- Sensibilizar área gráfica
- Identificar gráfico sensível
- Alterar diretamente elementos notáveis da área gráfica
Ações:
- Repetir última - Desfazer - Refazer
- Alterar largura Apagar dados
- Alinhar dados
- Copiar
- Inserir/Eliminar linhas
- Inserir/Eliminar Colunas
- Alterar dados e fórmulas
- Fixar/Liberar linhas e colunas
- Focalizar alvos
Pasta:
- Células entre diferentes planos
- Rebater cálculos num plano (consolidação)
- Adicionar/Copiar/Mover plano
- Faixa através de diferentes planos

Senha:
-Níveis de segurança
- Eliminar ou mudar senha
- Senha de reserva
Classificação/Ordenação:
- Conceitos
- Argumentos de classificação
- Ordenação
- Classificar por dois ou mais argumentos
- Ordens especiais de classificação
Proteção:
- Integridade dos dados
- Proteger planilha inteira
- Entrada restrita de dados
Geral:
- Bateria de operações
- Técnicas de edição
- Propagação dentro da célula
- Capacidade de Projeção (tabuada automática)
- Uso prático do teclado
- Combinações de teclas mais úteis
- Conjugar teclado e mouse
- Especificar fórmulas com referências geradas pelo próprio Excel (Referência Automática)
- Nomear células e faixas
- Vantagens ao dar nomes
- Posicionar via nome de faixa
- Eliminar nomes
- Como especificar identificação de células de outros planos e de outras pastas


-----------------------------------


Powerpoint

A melhor maneira de expor idéias e dar poder para suas aulas, palestras, apresentações, vendas etc.
Introdução:
- Conceitos iniciais
Slides:
- Componentes de um slide
- Classificação de slides
- Inserir/Eliminar slide
- Fundo transição e efeitos de animação
- Lista com marcadores
- Figuras
- Gráficos
- Formas especiais (AutoFormas)
-Caixa de Texto
Apresentação:
- Abrir apresentação existente
- Exibir apresentação
- Iniciar nova apresentação
- Modelos de apresentação
- Criar Slide de título e subtítulo
- Criar Slide com título e itens
- Alterar hierarquia de itens
- Apresentação em quiosques
- Intervalo de tempo entre slides
- Exibição contínua
- Apresentações interativas
Faixa de Texto:
- Focalizar texto para aplicação de efeitos
-Alterar fonte
- Negrito, Itálico, Sublinhado e Sombreado
- Alinhamento
- Alterar espaçamento entre parágrafos
- Alterar tamanho/cor de fonte
- Efeitos de animação
- Inserir símbolos
- Subscrito e Sobrescrito
Preenchimento:
- Preenchimento com: Cor, Gradiente, Textura, Padronagem, Figura ou animação
Gráficos:
- Alterar gráfico
- Rotação do gráfico
- Seleção de objetos do gráfico
- Alterar os dados do gráfico
Desenhos:
- Retângulos
- Quadrados
- Linhas verticais/horizontais
- Elipses
- Círculos
- AutoFormas
- Estilo da linha/tracejado
- Cor da linha
- Setas
- Sombra
- Cor de sombras
- Ordenar posição dos objetos
- Objetos em 3 dimensões
Geral:
- WordArt
- Clipart
- Retocar figura
- Calendário
- Organograma
- Aplicar estrutura (Fundo do Slide)
- Desfazer últimas ações
- Assistente de AutoConteúdo
- Formatar saída
- Montar um cartaz
- Imprimir a apresentação
- Computação gráfica

-------------------------------------------------
Access Básico

A informação na ponta dos dedos, o programa perfeito para cadastros de clientes e fornecedores, controle de estoque, pesquisas relatórios.
Conceitos:
- O que é um banco de dados
- Criar um banco de dados vazio.
Tabelas:
- Conceito de campo
- Definir campos
- Campos numéricos
- Máscara de entrada
- Chave primária
- Alterar a estrutura da tabela
- Introduzir dados em uma tabela
- Navegação entre registros
- Alterar/Incluir/Eliminar/Classificar registros

Filtros:
- Filtragem múltipla
- Filtragem por parte de campo
- Filtrar por formulário
- Filtrar por mais de um valor do mesmo campo
- Localizar registros
Consultas:
- Definir/Alterar consulta
- Não mostrar campos em consultas
- Consulta selecionando valores entre limites
- Criar consulta a partir de outra consulta
- Incluir campo novo em consulta já definida
- Eliminar campos de consultas
Formulários:
- Autoformulário
- Incluir registros via formulário
- Assistente de formulário
- Alterar formulário
Relatórios:
Auto-relatório
Internet & E-mail
Navegue na Internet buscando informação, cultura e conhecimento.
Introdução:
– Internet
– Hiper Texto e Hiper Mídia
– Página (Home Page)
– Página e Página local
– Browser
– Link
- Páginas da Web são como “seresvivos”
– Site Redes grandes e pequenas
– Microservidor
– Provedores de serviços Internet
– Conexão
Tela do browser:
– Barras e campos
– Campo Endereço
– Barra de botões Análises importantes (“Aviso aos navegantes”)
Pesquisa:
– Percentuais nos resultados de pesquisas
– Listas muito extensas
– Sites de busca
– Tela básica dos sites de busca
– Dicas para pesquisa
– Modificadores de pesquisa
– Buscas combinadas(booleanas)
– Categorias dos sites de busca
– Sites nacionais de busca
– Sites internacionais debusca
– Pesquisa efetiva
– Identificar elementos da página de resultado
E-mail:
– Quando e como começou
– O que é um
Endereço eletrônico:
– Como utilizar qualquer programa de correio eletrônico (Envio, Recebimentos, Assunto, Anexos, Corpo da mensagem)
– Conceito de E-Mail Como prevenir-se de Vírus anexados em E-mails
– Como recuperar E-mails excluídos
– Como eliminaros E-mails definitivamente
– Exemplos de “WebMails”.
Outlook:
Envio, Recebimentos, Assunto, Anexos, Corpo da mensagem, assinaturas, opções, Configurações, Destinatário, Como se conectar e desconectar, Eliminação de E-mails, recuperação de E-mails, Armazenamento de mensagens, Rascunhos, Impressão de E-mails, Responder a um remetente, Anexar arquivos, Armazenamento de Endereços.
Access Avançado
A informação na ponta dos dedos, o programa perfeito para cadastros de clientes e fornecedores, controle de estoque, pesquisas relatórios.
Conceitos:
Componentes de um banco de dados
Tabelas:
- Abrir tabelas
- Alterar dados em tabelas
- Incluir/Excluir campos de tabelas
- Incluir/Excluir registros de tabelas
- Criar tabelas
- Definir relacionamento entre tabelas
- Criar tabelas com figuras
Consultas:
- Abrir consultas
- Criar/Alterar consultas
- Consulta com condição
- Consulta com condições múltiplas
- Consulta parametrizada
- Consulta atualização
Formulários:
- Abrir formulário
- Criar Autoformulário
- Introduzir dados via formulário
- Criar/Alterar formulário
- Formulário com subformulário
- Personalizar formulários
Relatórios:
- Abrir relatório
- Criar/Alterar/Imprimir relatório
- Mala direta
Filtros:
- Classificar/Filtrar dados em tabelas
- Filtrar por formulário
Macros:
O que é uma macro? - Criar macro
Módulos:
O que é um módulo?

---------------------------------------------------------
Computação Gráfica

CorelDraw

Perfeito para ilustrações, logotipos, fotos digitalizadas, etc., tudo isso com recursos poderosos e muito fáceis de usar.
- configuração de página
- criar formas simples
- edição e transformação de objetos
- deslocamento e duplicação
- trabalhar com diferentes modelos de cor
- aplicação de diferentes preenchimentos e bordas
- comando agrupar e níveis de agrupamento
- desenhos e linhas
- comando soldar
- transparência interativa
- espelho
- criação e desenvolvimento de desenhos simples
- biblioteca e edição de símbolos
- aplicação de diferentes níveis de visualização
- comando quebrar
- efeito mistura
- comando separar
- comandos de impressão
- comando combinar
- réguas, linhas guia e ponto zero
- comando alinhar e distribuir
- criação de múltiplas páginas de trabalho
- comando aparar
- edição de nós e linhas
- efeito envelope
- criação e desenvolvimento de trabalhos de caráter artístico e publicitário
- edição de textos
- transformação de letras em desenhos
- edição de nós e linhas
- ajustar texto ao caminho
- a ferramenta bezier
- criação, edição de layers
- preenchimento com padrões de ladrilho e textura
- criação e elaboração de desenhos mais complexos utilizando as ferramentas aprendida
- o menu efeitos
- perspectiva
- extrusão
- contorno
- lentes
- power clip
- copiar e clonar
- importar bitmap
- espelhamento de objetos
- o menu bitmaps
- conversão de arquivos normais em bitmaps
- efeitos de 2D
- efeitos de 3D
- exploração e aplicação de diversos efeitos especiais
- o menu ferramentas
- personalização e otimização da área de trabalho do Corel Draw
- aspectos gerais
- criação de uma imagem
- exploração e utilização de ferramentas de desenho
- zoom de figuras bitmap
- trabalhar com máscaras
- modos de máscara
- utilização da biblioteca canvas
- criação de objetos a partir de um bitmap
- criação e edição de uma imagem fotorealística
- efeitos 2D e 3D
- ajustar
- embaçar
- terrazo
PHOTOSHOP

Módulo 1
• Conhecendo o ambiente de trabalho (menu, barra de opções, palhetas, barra de ferramentas e modos de trabalho) e ferramentas de manipulação da área de trabalho (zoom e pan)
• Utilizando as ferramentas de seleção, trabalhando com colagens e manipulando layers
• Utilizando blendings, criando layers de preenchimento e ajuste, trabalhando com estilos de layers (layers styles) e aplicando efeitos a uma camada.
• Recortando imagens com quick mask, utilizando a palheta channels e utilizando extract
• Retoque básico de imagens: ajuste tonal, balanço de cores, matiz e saturação, removendo objetos de imagens, realçando áreas de uma imagem, mudando cores de uma área de uma imagem e aplicando nitidez (foco)
• Trabalhando com paths para recortes de formas abstratas, transformando paths em seleções, transformando seleções em paths e criando máscaras recortadas para softwares de Desktop Publishing
• Utilizando as ferramentas de forma: criando formas vetoriais no Photoshop e aplicando efeitos
• Aplicando técnicas de colorização e efeitos (filtros) a uma imagem.
• Calibrarão de monitor a visualização de perfil de cores para artes gráficas e Internet
• Imprimindo arquivos do Photoshop: pré-visualização de impressão
• Criando páginas html e botões com slices no Photoshop
• Criando botões rollover (animados), gerando preview e exportando o código html pelo Image Ready
• Animações e image-maps no Image Ready
Pré-requisitos:
Familiaridade com Ambiente operacional MAC ou Windows.
Módulo 2
• Configurando e adequando as preferências gerais de trabalho do Photoshop.
• Configuração de hardware recomendada.
• Visualizando e gerenciando tamanhos de arquivo: adequando o modo de trabalho ao Photoshop.
• Calibração de monitor e gerenciamento de ambiente para retoque de imagens.
• Gerenciamento de perfis de cor: criando, salvando e gerenciando perfis de cores ICC.
• Retoque e tratamento de imagens: histograma (análise), níveis, curvas, balanço de cores, matiz e saturação
• Retocando uma imagem e ajustando suas cores e foco para: CMYK e RGB
• Reconstruindo imagens: textura da pele, cor dos olhos, cor dos lábios.
• Recortando imagens complexas: fazendo recorte de cabelo.
• Utilizando filtros: suites de filtros e suas utilidades e exemplos de efeitos personalizados.
• Trabalhando com actions no Photoshop: automatizando funções, criando modificações em lote, criando programa executável para alterações em lote.
• Funções automáticas: Criando mudanças condicionais de modos de cor, criando folhas de contato, convertendo múltiplas páginas PDF em arquivos de Photoshop, criando pacotes de imagens para revelação fotográfica em papel.
• Criando galeria de imagens em html.

PageMaker

Indicado para diagramação de revistas, jornais, livros, publicação em geral e para dar mais sofisticação aos documentos criados no Word.
- Carregar uma publicação já existente
- Caminhar pelas páginas de uma publicação
- Zoom da página
- Abrir uma nova publicação
- Conceito de objetos
- Criar retângulos
- Agrupar e desagrupar objeto
- Trancar posição dos objetos
- Alterar o tamanho de um objeto
- Selecionar mais de um objeto
- Alterar cor de fundo
- Mover objetos
- Arranjar uns sobre os outros
- Gravar uma publicação
- Digitar texto diretamente
- Alterar alinhamento dos parágrafos
- Alterar espaçamento e1ntre letras
- Definir gabaritos
- Utilizar o gabarito
- Importar texto formato ASCII
- Linha de base do texto
- Controle linha de base
- Um pouco de teoria das cores
- Retícula como opção de cor
- Diagramação com marca d'água
- Criar novas cores
- Utilizar bibliotecas de cores
- Utilizar a ficha "cor"
- Criar quadros
- Preencher quadros com texto e imagens
- Texto em colunas
- Separar texto em partes independentes
- Texto em volta da figura
- Mover texto pela página
- Mover texto pela página
- Alterar limites esquerdo e direito do texto
- Alterar tamanho e tipo de letra
- Definir a cor do texto
- Trocar dados entre publicações
- Alternar entre janelas abertas
- Fontes
- Diagramação
- Definir páginas mestres
- Trazer texto de outro programa
- Formatar o texto todo
- Editor de matérias
- Revisão ortográfica
- Localizar termos
- Criar e aplicar estilos de texto
- Alterar estilos de texto
- Utiliza a paleta de estilos
- Montar uma capa de livro
- Incluir imagem
- Inclinar objetos
- Rotacionar objetos
- Reformular posição das colunas
- Balancear colunas
- Alterar o padrão de traço
- Recolocar o texto na página
- Recortar fotos
- Criar brochuras
- Imprimir documento
- Opções de impressão

Webdesign

HTML
Aqui você aprenderá a criar home pages de forma minuciosa, utilizando todos os recursos para melhorar a aparência, performance, facilidade e praticidade.
Elementos Básicos
- Tags
- Nomes dos elementos
- Tags abertos e fechados
Estrutura Básica de um documento HTML
- Cabeça e corpo
Salvar um documento
- Salvar um documento HTML
- Abrir um documento HTML
Definindo Atributos para o corpo do documento HTML
- Cabeçalhos
- Alinhamento
- Atributos combinados
- Separadores
- Campos
- Listas em HTML
- Imagem de Fundo
Links
- Caminho relativo
- Caminho absoluto
Inserindo Imagens
- Utilizando imagens como links para outra página
Frames
- Frameset, Frame, Noframe
Formulários Eletrônico
- Atributos para o form
- Get, Post, Input, Tipos de elementos type, radio, password, checkbox, submit, reset, textarea, select
- Exemplo Completo de formulário.
- Noções básicos de JavaScript
Dreamweaver

O curso tem por objetivo familiarizar o usuário do Dreamweaver a criar e gerenciar sites e páginas da Web. Com esse programa é fácil criar e editar páginas compatíveis com diversos navegadores e plataformas. O Dreamweaver oferece ferramentas avançadas de desenho e layout, bem como facilita a utilização dos recursos do HTML dimâmico.
- Pricípios básicos do Dreamweaver
- Acionando o Dreamweaver
- Sobre a área de trabalho do Dreamweaver
- A janela do documento
- O inspetor HTML
- Como criar sites e documentos
- Como planejar a estrutura do site
- Criando o site local
- Definindo as propriedades da página
- Adicionando cor a página
- Cores de navegação segura
- Colocando uma imagem como fundo
- Trabalhando com textos
- Alterando o tamanho e a cor da fonte
- Utilizando estilos de texto
- Alterando o tipo de fonte
- Criando uma nova página e adicinando link
- Inserindo imagens na página
- Visualizando o site criado no Internet Explorer
- Criando barra de navegação
- Verificando o mapa do site
- Organizando os arquivos
- Layout de páginas
- Dividindo a página com molduras
- Salvando as molduras
- Utilizando camadas
- Criando anaimações com camadas
- Criação de tabelas
- Inserindo imagens nas células
- Mesclando e dividindo células
- Inserir e excluir linhas e colunas
- Criação de formulários
- Como configurar o processador de formulários
- Estilos HTML
- Criando um estilo HTML novo
- Folhas de estilo (Estilo CSS)
- Como as folhas de estilo funcionam
- Criando uma nova folha de estilo
- Salvando o novo estilo criado
- Utilizando o novo estilo em uma página
- Modelos e bibliotecas
- Criando um novo modelo
- Aplicando o modelo criado
- O que são os itens de biblioteca
- Aplicando um item de biblioteca
- Editando o item da biblioteca
- Adicionando informações de busca
- Comportamentos
- Conceitos de JavaScript
- Adicionando comportamentos
- Adicionando uma mensagem à barra de status
- Observando os eventos no navegador
- Objetos comuns
- Âncoras
- Corpo
- Imagens
- Formulários
- Campos do formulário
- Plug-ins e conteúdo ativo
- Shockwave e Flash
- Como criar um hyperlink de ponto de ativação em imagens
- Utilizando um link para download
- Publicar um site
- Caminhos relativos
- Configurando as informações do site remoto
FrontPage

Neste curso, você aprenderá a trabalhar com o FrontPage 2000, um programa que une recursos avançados com simplicidade e facilidade de criação, explorando inúmeras possibilidades de criação de sua home page.
Iniciando o FrontPage
- A tela de apresentação
- Abrindo um site existente
Conhecendo as visões do FrontPage
- Visualização Pastas
- Visualização Página
- Visualização Navegação
- Visualização Hyperlinks
- Visualização Relatórios
- Visualização Tarefas
- Criando um site desde o início
- Usando modelos e assistentes
- Conhecendo os modelos e assistentes
- Construindo um site usando um modelo
- Inserindo imagens
- Excluindo uma página
- Construindo um site usando um assistente
- Importando um site
- Realização de outras funções do Explorer
- Excluir um site
- Renomear um site
- Importar um arquivo para um site
- Exportar um arquivo para um site
- Criando páginas
- Criando vínculos entre páginas
- Inserindo uma barra de navegação
- Modo de exibição das páginas
- Aplicando estilos as páginas
- Criação de frames
- Criando Hyperlinks
- Criação de tabelas
- Componentes do FrontPage
- Inserindo um contador de visita
- Imprimindo páginas Web
- Criando Hyperlinks em imagens
- Criando botões animados
- Criando Letreiros Digitais
Flash

Destinado a criação de gráficos vetoriais interativos e animações para sites da Web. Os Web designers utilizam o Flash para criar controles de navegação, logotipos animados, animações extensas com som sincronizado.
- Introdução
- Vetores X Mapas de bits
- Como o Flash faz animações
- Formatos de filme
- Conhecendo o Flash Editor
- Acionando o Flash
- Timeline (linha de tempo)
- Stage (palco)
- Barra de ferramentas
- Tour pela barra de ferramentas
- Desenhando com as ferramentas Pencil (lápis);
- Line (linha);
- Oval; Paint; Bucket (balde de tinta);
- Ink Botlle (Tinteiro);
- Dropper (seleciona cor); Text (texto)
- Trabalhando com objetos
- Selecionando objetos
- Adicionando objetos a seleção
- Utilizando a ferramenta Lasso
- Movendo, copiando, girando, e excluindo objetos
- Conceitos básicos de animação
- Usando Layers
- Criando animação quadro a quadro
- Controlando a reprodução da animação
- Animação Interpolada
- Tweening de movimento
- Interpolando formas
- Tweening de movimento versus Tweening de formas
- Interpolando movimento ao longo de uma trajetória
- Camadas de máscara
- Criando uma camada de máscara
- Vinculando camadas à máscara
- Animações usando camadas de máscara
- Simbolos e Instância
- Timeline ( linha de Tempo )
- Criando símbolos com animação de texto
- Tipos de símbolos
- Converter a animação
- Inserindo símbolos
- Criação de botões
- Adicionando ações ao botão
- Botões hierárquicos
- Arquivos de sons no Flash
- Acrescentando sons no Flash
- Exportando filmes com sons
- Clipes de filme arrastáveis
- Clipe com alvo
- Criar elementos de Interface
- Formulários
- Visualizando a publicação
- Exportando arquivos Bitmap , JPEG e GIF animados
- Criando projetores
- Imprimindo no Flash

Programação
JavaScript & Lógica de Programação

Objetivo:
O curso é conhecer os principais recursos que uma linguagem de programação como JavaScript oferece para aplicações na WEB. O JavaScript possui todas as ferramentas que uma linguagem de programação deve possuir, mas não trata de assuntos como, arquivos, justamente por ser específica as aplicações na página. Por ser uma linguagem de programação, necessita que o usúario possua conhecimentos de lógica de programação, porém, este curso foi desenvolvido
tanto para aqueles que possuem este conhecimento ou não.
Tópicos:
- Noções básicas de JavaScript
- O Script
- Escondendo o Script
- Lógicamente falando
- Concatenando Dados. UAUH!!!
- Variáveis
- Função Prompt
- Atribuição de Variáveis
- Tipos de Variáveis
- Estrutura de Contrôle
- Condição IF
- Operadores
- Função Alert
- IF....Else
- Loop While
- Carregando um arquivo externo
- Operador de Incremento
- Loop For
- Operadores de Atribuição
- Interronpendo o Loop
- O valor Null
- Break e Continue
- Sub-Rotinas
- Function
- Oop
- Objeto
- Criando um objeto
- Matrizes
- Método
- Propriedades
- Eventos
- Usando um Timer
- Criando janelas
- Frames
- Texto da barra de status
- Barra de rolamento
- Validação de dados em Formulários
Visual Basic Básico

Introdução:
- Principais conceitos do Visual Basic 6.0
- Tela inicial
- Opções globais
- Programação voltada para eventos
- O que é um evento ?
Projetos:
Trabalhar com eventos:
- Mudar tamanho da fonte
- Mudar Cor
- Cálculo de Celsius-Fahrenheit
- Paleta de Cores
- Menu de Opções
- Selecionar pastas e exibir figuras
Chamar Funções:
- Mensagens
- Manipulações de Strings
- Etc...
Trabalhar com banco de Dados:
- Acesso a arquivo Randômico
- Acesso a arquivo .DBF via DATA
- Acesso a arquivo Access
- Acesso a arquivo Access com controle de DATA oculto
- Localizar registro em arquivo Access
- Consulta com múltiplas tabelas
Aplicações Práticas:
- Verifica Nível de acesso e senha (ActiveX EXE)
- Concistência de CGC (ActiveX DLL)
- Controle Escolha (ActiveX OCX)
Geral:
- Obter Ajuda no Help
- Criar EXE e Setup de instalação
- Acesso a dados pela rede

AutoCad

AutoCAD 2000 Módulo 1

O Curso tem por objetivo familiarizar o usuário de AutoCAD, com todos os recursos fundamentais para a criação de desenhos técnicos, e torná-lo apto a utilizar toda a gama de comandos 2D, aproveitando as inúmeras vantagens deste poderoso software.
- Menus
- Interface
- Terminologia
- Drawing Setup
- Assistente de Configuração
- Ajuste da área de desenho
- Menus Fly-outs
- Linhas de Comandos
- Barra de Status
- Caixa de Ferramentas
- Desenhar Linhas
- Desfazer Comandos
- Desenhar com Precisão
- Exercício de Fixação
- Coordenadas Relativas Cartesianas
- Abrir nova tela com Assistente
- Coordenadas Relativas Polares
- Desenhar Circulos
- Apagar Objetos
- Comando Erase
- Comando Oops
- Recursos Auxiliares
- Ortho; Grid; Snap; Coordenadas
- Exercício de Fixação
- Editar Desenhos
- Copiar Objetos
- Mover Objetos
- Rotacionar Objetos
- Cópias Paralelas
- Cópias Ordenadas
- Exercício de Fixação
- Comandos Trim e Extend
- Comandos Chamfer e Fillet
- Desenhar Arcos
- Espelhar Objetos
- Ajustar Limites da Tela
- Array Polar
- Comando Ray
- Construction Line
- Comando Lengthen
- Ajustar limites da Tela
- Alterar Escala de Objetos
- Comando Break
- Ferramentas Object Snap
- Desenhar a Mão Livre
- Sketch
- Trabalhando com Hachuras
- Editar Hachuras
- Polígonos Regulares
- Trabalhando com Polylines
- Comando Donuts
- Comando Solid
- Comando Properties
- Métodos de Seleção
- Cálculo de área
- Comando Inquiry
- Comando Grips
- Dimensionamento
- Dimensionando com cotas Associadas
- Variáveis dimensionais
- Dimensionamento Radial e Angular
- Trabalhando com Tolerâncias
- Arredondar Cotas
- Editar Cotas
AutoCAD 2000 Módulo II

O Curso tem por objetivo familiarizar o usuário de AutoCAD, com os recursos mais avançados para a criação de desenhos técnicos em 2D.
- Perspectivas Isométricas
- Criar Elipses
- Elipses Isométricas
- Criar estilo de Dimensionamento
- Multilines
- Editar multilines
- Opções de edição de Multilines
- Linhas de fechamento com Multilines
- Layers
- Estilos de Multilines
- Exportar estilo de Multilines
- Blocks
- Criar blocos de tamanho genérico
- Desvendando o comando Layer
- Carregar tipos de linhas
- Tipos de Linhas X Layers
- Compartilhar desenhos
- Criar arquivos de Símbolos
- Texto
- Editar texto
- Calcular Áreas
- Aerial View
- Estilo de Textos
- Copiar objetos na área de transferência
- Dividir objetos
- Atributos
- Editar atributos
- Plotagem
- Escala de desenho
- Estilo de Plotagem
- Remover estilo de Plotagem
- Criando um modelo (Template)
- AutoCAD DesignCenter
- Introdução ao desenho 3D
- Visualização em 3D
- Desenhar Primitivas
- Volume de objetos em 3D
- Imprimir desenhos em 3D
AutoCAD 3D

Pré Requisitos: Conhecimento pleno nos comandos de AutoCAD 2D
Objetivo: Habilitar o usuário de AutoCAD na construção de Modelos 3D, criando maquetes eletrônicas para apresentação de projetos.
Conceitos Básicos:
- Thickness, Elevation, Mover e posicionar objetos no espaço 3D
- Visualização do modelo 3D
- As diversas formas de Viewpoint.
- Alterar características do modelo 3D
- Omitir faces na tela e na impressão
- Sombremanto de Faces (comandos de colorização de faces)
- Primitivas
- Sistema de Coordenadas (UCS e WCS), Alinhamento do UCS
- Salvar vistas personalizadas
- Superfícies - malha 3D
- Edge, Revolved, Tabulated e Ruled
- 3D Face (controlar visualização de arestas
- Variáveis: Surftab1 e 2
- Comandos de edição 3D
- Rotate 3D
- Mirror 3D
- Array3D
- Align
Viewports:
- Dividir a tela em várias janelas
Modelamento de Sólidos:
- Criar sólidos (primitivas e Region)
- Operações Boleanas
- Criar objetos 3D à partir de formas em 2D
- Extrude
- Revolve
- Slice
- Fechando uma conexão
- Método CreateObject
- Quando devo abrir ou fechar um objeto Connection?
- O objeto Recordset
- Método de Abertura do objeto Recordset
- Origem (Source)
- Conexão ativa (ActiveConnection)
- Tipo de Cursor (CursorType)
- Tipo de Trancamento (LockType)
- Opções(Options)
- Fechando um RecordSet
- Exibindo o conteúdo de um RecordSet numa página ASP
- Navegação entre registros de um RecordSet
- Métodos do objeto RecordSet para manipulação de registros
- AddNew
- SQL
- Propriedades BOF e EOF
- A instrução Like em sql
- Eliminando valores duplicados
- Exibir um campo do banco de dados como Link
- Métodos Encode
- O objeto Response
- Coleção Cookies
- O que são cookies
- Verdades e Mentiras sobre Cookies
- Atributo Expires
- Método Write
- Método Redirect
- O Objeto Request
- Coleção Form
- Coleção QueryString
- O objeto Application
- Qual a utilidade de um objeto Application?
- Declarando variáveis Application
- Javascript
- Verificar preenchimento de campos obrigatórios
- Criar Formulário
- Envio dos dados do formulário para uma página asp
- Enviar dados
- O que é objeto Server?
- O que é um componente?
AutoCAD 3D
Pré Requisitos: Conhecimento pleno nos comandos de AutoCAD 2D
Objetivo: Habilitar o usuário de AutoCAD na construção de Modelos 3D, criando maquetes eletrônicas para apresentação de projetos.
EMENTA
Estudo do Sistema Operacional Kurumin Linux 6.0. Diferenças entre os Sistemas Operacionais: Windows e Linux.
Ferramentas e aplicativos básicos do Kurumin. Reconhecimento das funcionalidades dos softwares que compõem o
pacote BrOffice.



LINUX

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1ª Aula
Contrato Didático
Assiduidade; Pontualidade; Anotações; Normas do Ambiente; Comportamento/Respeito;
Avaliação; Trabalhos Escritos (Não digitados); Trabalhos Orais; Faltas (cada aluno tem direito a 1
falta justificada por Módulo); Material (Apostila, Crachá, Caderno, Caneta, Disquetes, Pendrive).
O que é Linux?
Histórico; Diferença Linux (código fonte aberto) e Windows (código fonte fechado).
Barra de Ferramentas
Menu K; Clica-aki - Centro do Controle do Kurumin; Centro de Controle KDE.
Barras que compõem as Janelas
Título; Menus; Ferramentas Padrão; Status.
Resumo de Aula 1
Atividade 1
I – Principais diferenças: Windows e Linux; II – Quais as barras que compõem uma janela.
2ª Aula
Gerenciamento de Arquivos
Diretórios e Pastas
Diferenças; Extensões; Criando Pastas; Renomeando.
Dispositivos
Partições; Dispositivos removíveis (CD, Disquete, Pendrive)
Gerenciamento
Localização do Arquivo ou Pasta; Copiar; Colar; Recortar
Situação-problema 1
Criar uma pasta pessoal (/home/kpjs/Meus Documentos/Arquivos).
Resumo 2
Atividade 2
I – O Que é o Konqueror? Funções? Barras de ferramentas que compõem?; II – Diferenças:
Copiar, Colar e Recortar;III – Enumerar diferentes extensões de arquivos e dizer detalhadamente
de que tipo são (ex: texto, figura...).
3ª Aula
Gerenciamento de Arquivos - continuação de Pasta / Diretório
Excluir; Redirecionar; Localizar
Lixeira
Recuperar; Localizar lixeira

Área de Trabalho
Resolução de vídeo; Tela te proteção/Protetor de Tela/ Plano de Fundo / Show de Slides /
Configurar; Matar Aplicativo.
Resumo 3
Atividade 3
Elaborar 10 Questões respondidas sobre o Sistema Operacional Linux.
4ª Aula
Matar Aplicativo; smb:/ (“Samba”); Localizar arquivo.
Navegador FireFox
Situação problema: configuração de rede (pré-requisito: proxy desconfigurado); Histórico; Origem;
Ferramentas; Arquivo; Editar; Configuração de Proxy; Buscador rápido.
Resumo 4
Atividade 4:
I - Principais diferenças entre o Mozilla Firefox e o Internet Explorer.
5ª Aula
Aplicativos
Editores de texto; Editores de desenho; Editores de mídia; Kcalc (calculadora); Teclado Virtual.
Atalhos de Teclado
Resumo 5
6ª Aula
Apresentação dos Trabalhos do Pacote BrOffice
As equipes apresentarão os softwares do BrOffice (20min para cada).
Introdução do BrOffice
Histórico; Origem; Salvar em extensões; Diferenciar os pacotes BrOffice, do Office e programas
de outras empresas.
Resumo 6
7ª Aula
Gimp
Ferramentas de seleção; Ferramentas de transformação; Ferramentas de pintura;
Ferramentas de cores
Revisão dos conteúdos
Resumo 7
8ª Aula
Avaliação Escrita
METODOLOGIA
Aulas teóricas e dialogadas sobre os conteúdos propostos. Atividades práticas, individuais e em
grupos, relacionadas aos S.O. de modo que resultem na produção de materiais que os alunos
poderão usar nas suas próprias práticas.

RECURSOS DIDÁTICOS
Quadro branco, pincéis, datashow e/ou internet.
Contrato didático:Assiduidade; atividade individuais e em grupo; Trabalhos escritos (não
digitados); Trabalhos Orais; Avaliação.
 

Particulares

AULAS PARTICULARES na sua empresa, na sua casa ou em nossa sede


Oferecemos aulas particulares de informática com professores especializados em diversos programas: Básico: Windows, Word, Excel, Access, Power Point, internet, digitação, Linux
Web: Dreamweaver, flash, fireworks, Asp, PhP, Action Script, Javascript
Programação: Lógica de programação, Delphi, Visual Basic, Java, Linguagem C, Banco de dados e outros
e mais Autocad, Gimp, Coreldraw, photoshop, Indesign...
Com apostilas didáticas e exercício inclusos.

Aulas particulares para crianças

Utilizamos um método todo especial para ensinar seu filho a aprender informática. Programas infantis que ajudam na coordenação motora, percepção de espaço, tempo, cores, sons... onde os alunos exploram o uso dos computadores e seus recursos com jogos pedagógicos e atividades educativas de acordo com sua faixa etária.

Aulas particulares para Idosos
Aulas particulares para profissionais liberais
Aulas particulares para pessoas portadoras de deficiências especiais


 

 

Jsnet 2009 (Todos os Direitos Reservados)