Teatro EmpresaTeatro Empresa CursosCursos OficinasOficinas PalestrasPalestras
         
   
         
 


 

Técnicas alternativas para a criação de um objeto em plástico
Oficina do Designer Claudio Martins

Proposta
Promover e estimular, entre estudantes e profissionais das diversas áreas de criação - design gráfico e de produto, artes, arquitetura, cenografia, figurino, moda e publicidade - a utilização de plásticos como matéria-prima para o desenvolvimento de novas idéias e produtos.

Metodologia
O participante irá estar em contato com parte da enorme variedade de plásticos, e irá praticar algumas técnicas alternativas que permitem manipular e transformar estes materiais, utilizando ferramentas simples como réguas, estiletes e tesouras, e maquinário de baixo custo como ferros de passar, máquinas de costura domésticas e seladoras térmicas (dependendo da disponibilidade do local).

Objetivo
Desenvolver um modelo, mock-up ou protótipo de objeto elaborado com plásticos e/ou outros materiais presentes no dia-a-dia, entre as categorias : acessórios, brindes, brinquedos, displays, embalagens, infláveis, luminárias, material escolar e de escritório.


Programa:

1. apresentação:
- exposição de exemplos representativos do trabalho do orientador, a fim de plugar o participante no conceito da oficina e direcionar seu potencial criativo;
- apresentação de materiais, ferramentas básicas, e amostras de resultados obtidos com a prática das técnicas propostas
- sugestões e idéias para o uso dos materiais.

2. experimentação:
- experimentação de materiais e técnicas alternativas a fim de criar novos materiais plásticos a partir de produtos industrializados por eles selecionados e/ou disponibilizados pelo orientador.
- exposição e análise dos resultados obtidos, com propostas para novas aplicações das técnicas praticadas

3. idealização do objeto:
- escolha de um tema geral, para o objeto a ser criado;
- desenvolvimento de idéias, características do objeto, layouts, listagem de materiais, formas de acabamento, e a produção necessária para a execução do objeto.

4. confecção do objeto.


 

 

Jsnet 2009 (Todos os Direitos Reservados)